segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ORIGEM DA FAMÍLIA BUENO

 Jorge Luis Bueno da Trindade

  Foi só a partir da Idade Média que passaram a existir sobrenomes, que em geral foram adotados com referência ao lugar (vila/freguesia) onde a família morava (Portugal e Espanha). Mas todos passavam a ter o mesmo sobrenome, mesmo não sendo parentes. Em outros casos adotava-se como sobrenome o nome do proprietário da terra (França), ou certas características das pessoas do povoado. No caso do sobrenome Bueno, as pessoas receberam esta denominação porque em determinado lugar todos tinham bom (bueno) caráter. "Este é dos Bueno", se dizia quando o sujeito tinha bom caráter. Acabou virando sobrenome.
   Este entendimento confirma que os Bueno vieram da Espanha, até pelo uso do brasão.  Mas minha bisavó Teodorica Martins Bueno (Vó Chininha), com quem convivi em minha infância, contava que veio das Ilhas Canarias. Como as Canarias pertencem à Espanha, eu dizia a ela que ela era espanhola, o que ela não aceitava. Dizia que era Canaria, recusando até com certa revolta em suas feições a origem espanhola e sendo enfática de que ela era Canaria.  As Ilhas Canarias têm este nome porque lá havia muitos cães, e não canários.
   Mas a questão não é tão simples. O árabes (muçulmanos) ocuparam a Península ibérica durante 200 anos +- entre 1200 e 1400, transformando os nativos em classe social subalterna. Lá por 1492 os espanhóis recuperam o controle da Península expulsando os árabes. Este fato ocorreu na mesma época de ocupação e colonização das Ilhas Canarias, que ficam no Atlântico próximo à costa de Marrocos, que é um país da África com etnia e cultura árabe. Então, é bem forte a possibilidade de que nós que temos sobrenome Bueno tenhamos origem árabe e não espanhola. Contribui para reforçar esta possibilidade, a negativa de minha bisavó à origem espanhola.
   Mas uma terceira possibilidade abriu-se com estudos acadêmicos que fiz sobre a diáspora judia (dispersão dos judeus pelo mundo). Quando a "Santa" Inquisição começou a apertar os judeus, em Portugal, alguns converteram-se ao cristianismo adotando sobrenomes que o identificavam como cristãos novos, em geral nomes de árvores como Oliveira, Pereira, Nogueira, Moreira, Pinheiro. Os que não aceitaram, ou foram para a fogueira ou fugiram e ocuparam ilhas próximas do Atlântico e do Mediterrâneo, como Madeira e Açores. É possível que esta fuga tenha ocorrido também com judeus espanhóis, o que também coincide com a ocupação das Ilhas Canarias. Neste caso seria forte a possibilidade de nossa origem ser judia. Depõe contra esta possibilidade, o registro de que em 1590 já havia registro do sobrenome Bueno no Brasil, no caso Amador Bueno.
   Existe no estado de São Paulo grande contingente de Buenos, mas estes certamente não são parentes. São descendentes de Bartolomeu Bueno da Silva, que já andava por aqui desde 1700. Nossos antepassados chegaram ao Brasil na segunda metade do Século XIX, apeando no Porto de Paranaguá, instalando-se inicialmente no interior do Paraná, mas vindo logo em seguida a formar núcleos em Cachoeira do Sul, Bagé, São Gabriel e Dom Pedrito, além de cidades uruguaias próximas à fronteira.

   Nada disso é definitivo, mas fico com a possibilidade de que o sobrenome Bueno tem origem árabe, porque as conversas que tive com minha bisavó dão maior consistência a esta alternativa.
______________
Armazém de Notícias - abril de 2013.

120 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu nome e Fábio bueno pelo que sei minha bisa que era Bueno era libanesa

      Excluir
  2. Será se sou também descendente de árabe? Meu pai dizia que era descendente de polonês. Queria saber qual minha origem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. Mas já apareceram mais abaixo estudos antropológicos que confirmam a origem polonesa com etnia judaica com o sobrenome Kosak que foi alterado para Bueno.

      Excluir
    2. Manoel Tenório Bueno. Alagoas
      Meu avô. Filho de mãe solteira.

      Excluir
    3. Os Buenos brasileiros descendem de um carpinteiro sevilhano chamado Bartolomeu Bueno que veio para Sao Paulo nos 1580s.

      Nao sei de onde voce tirou essa conexao Kosak/Bueno, parece invencionice de internet, mas se voce puder me enviar a referencia, seria grato.

      Excluir
  3. Será se sou também descendente de árabe? Meu pai dizia que era descendente de polonês. Queria saber qual minha origem.

    ResponderExcluir
  4. Será se sou também descendente de árabe? Meu pai dizia que era descendente de polonês. Queria saber qual minha origem.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela explicação é pelo tempo pesquisando

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Anã Laura Bueno Fabbri mais meu avô Alfredo Bueno dizia ser da Itália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Angelo Bueno junior minha avo dis sermos da italia TB

      Excluir
    2. Ola Laura...Alfredo Bueno, viveu em q região??? irmão do meu avô se chamava Alfredo. Grato.
      Reginaldo Bueno

      Excluir
  8. Em Mimas Gerais também tem uma grande população da Família Bueno,principalmente nas regiões Central,Leste e Médio Piracicaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou do Sul de Minas Gerais e sou Bueno... Janete Bueno Coelho rs

      Excluir
    2. O meu avô veio de Minas. Será que somos parentes. Sou Bueno também. 😊

      Excluir
    3. Me chamo Vinícius Bueno, minha família também é de Minas Gerais, mais precisamente Elói Mendes (até onde sei). email para trocarmos informações acerca da família bueno: vbueno1998@gmail.com

      Excluir
    4. Sou Divanil Bueno, também gostaria de conhecer meus parente, não conheci nenhum, por parte de meu pai, ele era do Sul de Minas.

      Excluir
    5. Sou do sul de minas gerais sou da familia bueno

      Excluir
  9. Em Mimas Gerais também tem uma grande população da Família Bueno,principalmente nas regiões Central,Leste e Médio Piracicaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Janete Bueno Coelho, minha família é do Sul de Minas Gerais. Gostaria de saber mais sobre o Sobrenome Bueno... Alguém pode me ajudar?

      Excluir
    2. Me chamo Vinícius Bueno, minha família também é de Minas Gerais, mais precisamente Elói Mendes (até onde sei). email para trocarmos informações acerca da família bueno: vbueno1998@gmail.com

      Excluir
  10. Me chamo Fábio Bueno e no rio grande do sul tem muitos Buenos! Obrigado pela pesquisa e por ter nos repassado as suas descobertas e conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom tbm tenho Bueno no sobrenome mas meus avós dizem que somos descendentes de italianos

      Excluir
    2. Oi eu me chamo nathaly Bueno e meu avô disse que sou decendente de italiano

      Excluir
  11. Me chamo Fábio Bueno e no rio grande do sul tem muitos Buenos! Obrigado pela pesquisa e por ter nos repassado as suas descobertas e conclusões.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho sobrenome Bueno Aires.... Aí fica uma certa dúvida no ar, se esse sobrenome foi uma junção (Bueno)+(Aires) ou já era assim....

    ResponderExcluir
  13. Ou pode ser em homenagem à capital da Argentina.... Kk

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Jorge. Quero deixar um apelo me chamo Patrícia e procuro parentes de Philadelpho da Silva Bueno e Anna Vieira Bueno meus avós,meus bisavós se chamavam Manoel da Silva Bueno e Paz de Argollo Bueno,meus trisavós paternos se chamavam Manoel Da Silva BuenonGenerosa Brazileira Bueno e maternos Antonio Maria Argollo e Simphorosa Solis De Argollo. Contatem-me email:patricia.sbueno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meus parentes sempre diziam sobre a Itália e de que talvez viessemos de lá mas agora já não sei mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho acompanhado com atenção os comentários, mas ainda não encontrei nenhum vínculo com Buenos vindos da Itália.

      Excluir
    2. Oi Jorge!Meu bisavô se chamava Salvador Bueno. Ele veio da Itália com 20 anos. Era filho de Pietro Bueno. Chiara Bueno. Ou De Buono. Até então achamos que De Buono chegou ao Brasil virou Bueno. Salvador Bueno veio da Itália para o Brasil com 2 irmãos. Rafael Bueno e Antonio Bueno.Vc sabe de alguma coisa?

      Excluir
  17. Parabéns, sou daqui do Sul e pensava em algo que vinha do Uruguai/Argentina antes de chegar no Sul.

    ResponderExcluir
  18. Prezado Matheus, nossos antepassados são a melhor fonte de informações sobre nossas vidas. Não podemos deixar com que levem para o túmulo nossa própria história. Indague de seus pais, avós, tio-avós sobre sua origem e faça uma postagem aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
  19. EU sou NETO DE Sobre NOME Aquino Bueno,de Dom Feliciano Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Dom Feliciano é uma simpática cidade do RGS. Foi criada e colonizada por polacos. Será que vieram junto alguns polacos Bueno (Kosak). Tem até a Lancheria Bueno no centro da cidade.

      Excluir
    3. Minha avó Carolina Matilde De Aquino Bueno e meu avô Marcirio Bueno de Dom Feliciano RGS.

      Excluir
  20. Olá, eu sou descendente direto do Amador Bueno, que é meu dodecavô e sei que o pai dele era espanhol. A minha família é uma das famílias quatrocentonas de São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quatrocentona é muito pra mim. Mas se fosse Duzentona eu poderia dizer que é espanhola com etnia judaica ou árabe.

      Excluir
  21. Posso dizer também que sou hexaneto do bandeirante Simão Bueno da Silva e que o Bartolomeu Bueno da Silva é sobrinho do Amador Bueno, no livro Genealogia Paulistana que está disponível na internet, há uma parte sobre a minha família, cerca de 150 páginas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas! Agora começo a imaginar por onde começar a pesquisa sobre minha família.

      Excluir
    2. Sou Tamara Aparecida Simão Bueno.Natural de Nova Era-MG
      Meu avô Paterno Randolfo Vilar Bueno.

      Excluir
  22. Entre os descendentes diretos do Amador Bueno estão também pessoas como os ex-presidentes da República Getúlio Vargas e Tancredo Neves, além do poeta Carlos Drummond de Andrade e o jornalista Roberto Marinho, que foi dono da Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos primos então kk a família de Amador Bueno aparece em três ramos diferentes em minha família.

      Excluir
  23. A descendência de Amador Bueno e de Bartolomeu Bueno da Silva remete aos Bueno(s) de São Paulo. Meus estudos buscam a origem da Família Bueno que chegou ao Paraná em meados do século XIX e dirigiu-se ao Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu tataravô veio com seus pais da Itália de navio e desembarcaram no sul do Paraná minha avó disse que somos descendentes de judeus meu tataravô se chamava Brasilino Bueno

      Excluir
    2. Descendo de vários ramos de Bueno. Domingues Bueno, Bueno de Souza e Bueno. Sou do Rio Grande do Sul e nos registros fui até a informação de que eram de São Paulo e Paraná. Ainda não fui além.

      Excluir
    3. Meu avô Manoel Bueno da Silva veio para São Paulo aínda jovem,sua última parada até falecer por volta de 1990 na cidade de Londrina sou filha de Fátima Donizeti Bueno da Silva.

      Excluir
  24. Parabéns pela pesquisa, foi bem esclarecedora...Minha familia falava que nossa descendência era da Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha pesquisa refere-se aos "Buenos" que instalaram-se no sul do Brasil. Os "Buenos" de São Paulo provavelmente têm outra origem. Converse com seus ascendentes sobre isso. Obrigado pela participação.

      Excluir
    2. Minha pesquisa refere-se aos "Buenos" que instalaram-se no sul do Brasil. Os "Buenos" de São Paulo provavelmente têm outra origem. Converse com seus ascendentes sobre isso. Obrigado pela participação.

      Excluir
    3. Parabéns pela pesquisa! Infelizmente nao tive oportunidade de conhecer meus avós e menos ainda meus bisavós. Também perdi meu pai aos 17 anos quando sequer pensava em genealogia. Mas suas oesquisas e esclarecimentos também nos comentários me ajudam a começar a pensar por onde começar. Obrigada!

      Excluir
  25. Algumas buscas em espanhol onde a quantidade de informações é muito maior encontra-se o sobrenome Bueno no ano de 1035 em Navarra. Nas minhas buscas a maioria remete a um sobrenome hebreu. Meu caso sou descendente de espanhóis mas chegaram muitos Bueno no Brasil vindos dá Itália principalmente de Livorno entre 1800 e 1950. Na diáspora de 1492 foram para Portugal, Holanda, França, Turquia, Grécia.....

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal, me chamo João Marcos Bueno e meus avós sempre comentaram que seus parentes antepassados eram 2 primos que chegaram no porto de Santos - SÓ.
    Amador e outro nome que não me lembro.
    Diziam também que éramos originários da Espelha e que nosso primeiro antepassado era um Judeu comerciante que de tanto ser chamado de "Bueno" adotou o sobrenoné no 1° filho homem que la nasceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa gente, o corretor de texto não ajudou. Somos originários da Espanha.

      Excluir
    2. Meu pai é José Bueno de Camargo, acredito sermos descendentes Espanhóis, pois segundo pesquisas Bartolomeu Bueno casou- se com Maria de Camargo, creio que minha família tenha nascido daí.

      Excluir
  27. Ah! Pra constar, sou da cidade de Ijui-RS.
    Noroeste do estado do RS.

    ResponderExcluir
  28. Eu conheço um espanhol de sobrenome Bueno.

    ResponderExcluir
  29. Sou antroplogo e da familia Bueno que antes de ser Bueno era Kosak, judeus e nao arabe como menciona nosso amigo mas muito valida sua pesquisa, tenho a historia completa de nossos antepassados e pesquisei ate encontrar nossos tatara tatara avos que sairam de Israel, passaram por Polonia depois Espanha de onde receberam este nome e foram espulsos se espalhando por Portugal, Italia, Ilhas Canarias, Sao Tome e Principe e foram expulsos de Portugal por Dom Manuel e colocas em navios e abandonados em ilhas dentre elas o Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ede. Vc é de que cidade? Sou de Passo Fundo-RS. Descendo de Bueno que moravam no Brasil (RS ou Mato Grosso? Nao sei) e depois foram para a Argentina. Ficou um ramo da família por la. Minha avó Julia nascida em 1921 era de Possadas, Missiones, na Argentina. Ela era filha da brasileira Salustina Rodrigues 1884(de pais Ladislao Rodrigue z e Maria Josefa Alvez) com Olímpio Bueno 1875 (filho de Manuel Bueno e Maria Paula de Silva ). A família comenta que Manuel usava outro sobrenome (Bornis) e que teve que mudar-lo quando fugiu da Alemanha. Mas não encontrei nada de chegada de Bornis da Alemanha ...nem desembarcando no Brasil, nem no porto de Buenos Aires. Mas judeus teriam vindo mesmo antes da primeira guerra mundial de 1914? vc saberia me dizer? Se vc tiver algum conteúdo que possa me ajudar, agradeço.

      Excluir
    2. Quem sabe se eu procurar por Manuel Kosak e não Manuel Bornis/Bueno?

      Excluir
    3. Você pode-me passar esse estudo antropológico?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Isto mesmo Ede, eu pesquisei bastante sobre a família Bueno e descobri que sua origem é judaica, sobrenome antigo era Boino, talvez uma versão em espanhol do sobrenome Boin, a gente encontra muita referência no livro sobre os cristãos novos no Brasil, de José Gonçalves Salvador, muito bom o livro. Boa tarde e shalon.

      Excluir
    6. Estou me divertindo com essa historia de judeus poloneses Kosak/Bueno. Poderiam me passar a referencia? Parece maluquice da boa...

      Excluir
  30. Meu sobrenome é Buenos Ayres de onde vêm esse sobrenome?

    ResponderExcluir
  31. Meu sobrenome é Buenos Ayres de onde vêm esse sobrenome?

    ResponderExcluir
  32. Sou Bueno também, Minha avó Luiza Bueno Delfino , Meu avô Onofre Jacob de Souza. Minha mãe sempre falou que a nos descendemos dos espanhóis. Meu avô era português

    ResponderExcluir
  33. Minha avó se chama Olinda Bueno..sua família morava no Paraná, mas ela se mudou para o Mato Grosso..ela diz ter filha de italianos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  34. Minha avó se chama Olinda Bueno..sua família morava no Paraná, mas ela se mudou para o Mato Grosso..ela diz ter filha de italianos

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Primeiro gostaria de acrescentar que 25% dos mouros eram judeus, os mouros eram compostos por três etnias então mesmo que sua família estivesse com entre esses árabes ainda poderia ser judeu, segundo, Bartolomeu Bueno da Silva pai era irmão de Amador Bueno então eram da mesma família filhos de Bartolomeu Bueno da Ribeira o sevilhano só não se sabe se eram judeus nada foi confirmado, com a diáspora os Buenos fugiram para outros países como Portugal, Itália ou Polônia, são portanto descendentes de judeus.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, Jorge!
    Meu pai assinava Almeida Franco. Porém, minha avó Joana (sua mãe), assinava Bueno. Ainda que seu sobrenome fosse Almeida Franco, todos conheciam papai por Nadir Bueno. Sou psicóloga, especialista em Psicologia Jurídica e venho realizando minha Formação em Constelação Familiar Sistêmica e gostaria muito de contactar ancestrais e descendentes da família do papai! Mamãe me contou que parentes que moram em Belo Horizonte escreveram pra ela pedindo informações sobre nós (a família do papai) pois estavam escrevendo um livro sobre nossas origens. Entretanto, minha irmã mais velha monopolizou os contatos deles, mamãe nunca viu o referido livro e ela não nos passa os contatos dos nossos familiares. Queria muito conhecer tais pessoas e saber um pouco mais sobre a família do papai. Como ele era filho único, perdeu seu pai (vovô Abel) quando ainda era um bebê e minha avó morreu há mais de 40 anos, não consigo informações precisas com mais ninguém. Tudo o que sei é que papai nasceu em São Gotardo-MG. Se puder me dar uma luz sobre “por onde começar”, ficarei imensamente grata! Fraternal abraço.

    ResponderExcluir
  38. Meu Facebook é Marisa Silvério. Por gentileza, caso você possa me ajudar, me contate por lá. Aguardo, ansiosamente, um retorno! Gratidão!

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é juli ester bueno meu tataravô era italiano veio da Itália ainda menino para o Brasil pelo que sei e minha vó dizia somos descendentes de judeus

    ResponderExcluir
  40. E outro detalhe meu antepassados chegaram ao do Sul do Paraná meu tataravô se chamava Brasilino Bueno

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Não cheguei a conhecer meus avós, entretanto sou neto de Adilson Bueno, bisneto de Ondina Bueno (nome inconclusivo). Ainda existem diversos irmãos de meu avô na cidade de Elói Mendes, Minas gerais. Quem possuir maiores informações dessa vertente mineira da família Bueno, favor entrar em contato.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite meu nome é Renilson Bueno da Rosa, sou do interior do Paraná.
    Meu avô se chamava Eduardo Bueno da Rosa, foi um dos fundadores da cidade de Pitanga PR .

    ResponderExcluir
  44. Olá. Eu sou bueno do sul de minas e meus tataravos vieram da espanha onde deixaram muitas terras na regiao de madrid
    Em Muzambinho tem uma capala construida pelo meu bisavo ! conhecida como capala dos bueno.
    Em um livro de moacir bretas conta um pouco da historia de Muzambinho .,e fala sobre a familia bueno e suas cavalhadas.festa promovida pelos bueno na cidade A capela é bem conhecida por suas festas anuais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou do sul de minas gerais sou da familia bueno

      Excluir
    2. Então não é Bueno porque na genealogía espanhola o sobrenome paterno vem antes do materno kkk

      Excluir
  45. Bom dia, me Chamo Divanil Bueno, por muito tempo estou procurando parentes com sobrenome Bueno (parte de Pai), nome do meu pai era Antonio Bueno e os pais de meu pai (meus Avós) eram Geraldo Bueno e Maria Cândida de Jesus. Não conheci nenhum familiar de meu pai, se alguém tiver alguma informação, segue meu e-mail: mardibueno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. meu avô tinha sobre nome Bueno.
    ...morava em Santa Rita de Jacutinga..mg

    ResponderExcluir
  47. Meu nome e Larissa Boeno(que na verdade e Bueno)meu avô Elisiário Paes Bueno quis dar um nome diferente para família dele, não o conheci ,mais queria muito saber das minhas origens,sou de Santa Catarina ,Lages.

    ResponderExcluir
  48. Tens que conversar seus familiares mais velhos, enquanto eles ainda estão aí.

    ResponderExcluir
  49. sou do RS minha bisa se chamava constantina de Souza Bueno e meu biso Francisco vieira Brizola o nome da minha bisa estava como Vieira _Bueno apenas no rg do meu avo na certidão de nacimento estava como disse no inicio eles moraram em palmeira das missões mas tem uma historia que moraram em bsrros cassal antes e sp meu avo Rodolfo da silva Brizola participou da revolta de SP e diz a família que a bisa era italiana mas em um site falaram que o sobrenome jamais seria duvidas me ajudem por favor,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha família também fugiu dessa revolta na cidade de guapiara-sp

      Excluir
  50. Boa noite, dou Giani Bueno, meu avô se chamava Juvenal França Bueno e morava na cidade de Cachoeira do Sul. Tenho pesquisado muito para saber sobre a origem dessa família e seu texto foi muito importante pra mim, mas meu pai era filho único e meu avô também. Meus avós, inclusive meu pai já saiu falecidos e eu não consegui conhecer ninguém da família dele infelizmente

    ResponderExcluir
  51. Sou descendente da família Bueno do Rio grande do sul. Imigraram para Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul +- no ano de l900

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família do meu avô Gabriel Bueno de Oliveira que seria seus pais e irmãos sairam do Rio Grande do Sul neste ano provável de 1900 ,chegando aqui no Mato Grosso do Sul

      Excluir
  52. Sou Maria Guilhermina Bueno de Oliveira, moro em Mato Grosso do Sul,meus avós vou vieram para o Mato Grosso, de carreta de bois, +- em 1900 para uma região totalmente desabitada, somente bugres moradores da região, não tivemos mais contato com o restante da família, que ficaram no RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilhermina sua história bate com a história do meu avô, ele disse que eles vieram de carreta de bois, realmente dizia que era habitada por bugres

      Excluir
    2. E o sobrenome da minha família é Bueno de Oliveira o mesmo sobrenome seu , sera que somos parentes ta muito parecido de mais nossa história amei

      Excluir
  53. Meu contato: moliveiraayala@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Sou bisneta de Ital ano Brasilino Bueno meu avô veio da Itália

    ResponderExcluir
  55. Oi, Jorge! Parabéns pelo seu trabalho. Sou Jorge também. Meu avô tinha o sobrenome Mello e nasceu n sudoeste do Paraná no início do século passado. Lembro claramente dele ter mencionado parentesco com os Bueno de Camargo, no Paraná. O que você me diz?

    ResponderExcluir
  56. Bem, espero que isso não pare por aqui, se alguém tiver o estudo ou a genealogia dos Kosak com os Buenos por favor disponibilize para baixar, deixe o endereço ou o link.
    Sobre Bueno do Paraná achei isso aqui Jorge Trindade e espero que ajude

    http://www.fuj.com.br/?a=postagem&p=genealogia_familia_bueno_do_parana_754

    ResponderExcluir
  57. Dos meus 4 avos, 3 são de famílias quatrocentonas do interior de SP, principalmente Atibaia e 1 de emigrantes italianos e portugueses do final do século XIX . A família de uma de minha bisavó tem Bueno no nome vindas de Bartolomeu Bueno, o sevilhano, por consequência, Bartolomeu Bueno da Silva. Gosto muito de genealogia e em um dos ramos consegui chegar a 15 gerações atrás com o português João Ramalho e a indígena Bartira.

    ResponderExcluir
  58. Minha família e de jundiai sp meu pai dizia também que era descendente de espanhol meu avô só so meu pai entendia o que falava falecido vo João bueno

    ResponderExcluir
  59. Olá também queria saber mais sobre família Bueno que vem do meu pai
    Não conheço nem um parente da parte dele
    O nome dele é José Carlos Bueno e seu pai chamava Getúlio bueno e sua mãe dagmar Bueno eu me chamo Wesley gabriel bueno

    ResponderExcluir
  60. Meu Gmail camilogabriel255@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde.
    Me chamo Ciro bueno.
    Meu bisavô:Avelino Bueno/ 1890 a 1900
    Meu avô: Benedito Avelino Bueno/1910 a 1921
    Segundo a minha tia meu avô nasceu em São Carlos São Paulo.
    Gostaria muito de saber sobre minha origem

    ResponderExcluir
  62. Sou Sérgio Bueno dos Santos Família BUENO do Paraná região da Lapa e região Pato Branco e Clevelandia PR o parente mais antigo que conheci foi Turíbio Bueno gostaria de saber mais sobre este ramo da família só conheço até meu avô materno que era Fiorilio Bueno Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Meu bisavô chamava-se Turibio Bueno. É possível que tenhamos a mesma origem. A esposa dele chamava-se Teodorica Martins Bueno, Penedo Martins quando solteira. Consta que desembarcaram no Paraná e rumaram para o Rio Grande do Sul, mas não sei se foi imediato. Tente se informar sobre a esposa dele Teodorica.

      Excluir
  63. Olá! Procuro em São Sebastião do Paraíso- MG por familiares Bueno da Silva, ascendentes e descendentes de José Bueno da Silva e Maria Amélia de Jesus, meus trisavos!

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir